Moda feminina 2021: confira as principais tendências

Tendência
Moda feminina 2021: confira as principais tendências

O ano de 2020 foi complicado, mas mudou a forma como encaramos a vida, incluindo a nossa maneira de vestir. Com mais tempo no lar, tendo que equilibrar o pessoal e o profissional, a mulher contemporânea resolveu levar a harmonia também para os looks — com beleza e conforto. Então, podemos dizer que a moda feminina 2021 não reflete apenas o que se vê nas ruas, mas também em casa.

“Reinvenção” é a palavra de ordem para o ano que acabou de começar. Por isso, muitas mulheres não se identificam mais com aquilo que encontram em seus guarda-roupas. Se você é uma delas e passa por uma fase de “ano novo, closet novo”, acompanhe a leitura deste artigo especial e confira o que vai ditar a moda feminina 2021.

Principais tendências de moda feminina 2021

Veja o que estará em alta nos próximos meses.

Nostalgia

A moda é um ciclo. Isso pode parecer clichê, mas é fato. Você pode observar que muitas tendências voltam de maneira repaginada.

Nos últimos anos, a década de 90 voltou com força; antes, eram os anos 80 quem ditavam moda e, durante a década de 90, a inspiração vinha dos anos 70.

Porém, nenhuma época mostrou tanto apego à nostalgia quanto esta, incluindo os looks e as tendências de diferentes períodos.

Em tempos difíceis, como 2020, é compreensível o apego ao tempo em que a vida era mais fácil e otimista. Além disso, os nossos looks refletem crenças e valores.

Então, aguarde para ver na moda feminina 2021 muitas peças e composições que marcaram diversas décadas, como o color blocking, as roupas amplas, as camisolas e os tênis robustos.

Conforto

Os dias de home office mostraram que colocar um bom look faz toda a diferença para a produtividade e o bem-estar no trabalho. No entanto, a calça jeans continua a ser inimiga de quem precisa trabalhar em casa.

Portanto, é preciso encontrar um meio-termo: usar peças confortáveis e de bom caimento, que combinem facilmente e tragam elegância em sua simplicidade.

Chemises, moletom, linho e tamanhos oversized continuam firmes. Nessa mesma pegada, vem a alfaiataria casual, com camisas de tecidos orgânicos e peças mais largas.

Xadrez

Do conjunto icônico da personagem Cher no filme As Patricinhas de Beverly Hills à série O Gambito da Rainha, o xadrez e suas mil formas continuam em alta.

Além do famoso vichy, do tartan e do Burberry, a moda feminina 2021 é bem democrática e traz diferentes versões da estampa.

Uma delas, que já faz bastante sucesso lá fora, é o checkered, que traz o mesmo quadriculado dos tabuleiros de xadrez.

Grifes como Guimaguas e Chanel já mostraram a estampa em peças — a segunda no desfile da coleção Métiers d’Art 2020/21.

Decote nas costas

Sexy, fresco e menos óbvio que a versão frontal, o decote nas costas aparece principalmente em vestidos. A ideia é misturar uma frente mais fechada, mangas e costas nuas.

O bacana é que a tendência pode ser usada o ano inteiro, já que garante frescor e, caso faça frio, é só cobrir com um casaco.

Moda feminina 2021

Minissaia

Embora as peças mini nunca tenham saído de moda, a minissaia — principalmente a jeans — sumiu dos radares por uns bons anos.

A moda 2021 não só resgatou o modelo como o levou de volta às suas origens: a proposta é algo semelhante à década de 1960, mais apertada na cintura e ampla no comprimento.

O estilo college, com babados e xadrez, também voltou com tudo.

Da cintura para cima

Voltando ao home office, essa forma de trabalho continua em 2021 e, aliás, veio para ficar.

A moda feminina 2021 também fala sobre essa tendência. A preocupação maior é em parecer arrumada da cintura para cima — a parte do corpo que vai aparecer em videoconferências.

Por isso, mais investimento em blusas e acessórios:

  • broches: após anos de esquecimento, eles voltam para deixar o office look mais bonito. A aposta da moda feminina 2021 é nos modelos com pedrarias, que têm aquela cara de herança da avó. O bacana é que eles sejam exuberantes, em versões e tamanhos fora do padrão;
  • brincos e correntes: brincos grandes e glamourosos, com pedrarias, aparecem para trazer mais elegância ao office look. Eles podem fazer par com as correntes, que aparecem maciças e chamativas;
  • mix de materiais: metal, madeira, plástico e tecido se misturam para combinações de acessórios mais interessantes. Comprimentos e cores também variam bastante;
  • presilhas: o calor é grande, mas você não precisa passá-lo deselegante. Grampos pequenos e com pedrarias deixam os fios no lugar com muito mais charme;
  • lenços: os scrunchies continuam, mas podem ser substituídos por tecidos charmosos e estampados, de cetim.

Vestidos amplos

Com estampa floral, mangas bufantes, saia longa e movimento fluido, os vestidos amplos não marcam nenhuma curva do corpo.

Apesar do excesso de tecido, eles trazem frescor: são feitos de materiais orgânicos ou viscose, além de remeterem à primavera, graças às estampas florais.

O romantismo é a graça da peça: além da manga, o decote reto ou estilo princesa deixa o modelo ainda mais feminino.

Tons terrosos

Uma volta ao natural também pode ser notada na moda. Além da preferência por tecidos orgânicos, os tons terrosos aparecem em alta. É uma forma de continuar em contato com o mundo externo. 

Variações de marrom e tons que remetem a especiarias, como o mostarda e o açafrão, farão parte da cartela de cores da moda 2021.

Pronta para renovar o seu guarda-roupas com o melhor da moda feminina 2021? Então, compartilhe este artigo com as amigas e as ajude a fazerem escolhas mais certeiras na hora das compras também!

VEJA TAMBÉM

Whatsapp