Dia Internacional do Resíduo Zero é promovido pela primeira vez

Comportamento
Dia Internacional do Resíduo Zero é promovido pela primeira vez

Muito se fala sobre a necessidade de incluir práticas sustentáveis em todas as esferas. Mais do que um conceito, trabalhar ações conscientes se tornou uma realidade para muitos – mas, para FELĪCIA PRETTO, o compromisso com as boas práticas sempre foi uma realidade. Agora, este conceito ganha ainda mais força com o Dia Internacional do Resíduo Zero.

A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 14 de dezembro de 2022, que definiu o dia 30 de março como uma das estratégias para atingir as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Com isso, a data visa promover produções sustentáveis, padrões de consumo conscientes e trazer o olhar para iniciativas de resíduo zero, como a prevenção e diminuição do desperdício, além de incentivar a economia circular.

Um dos motivos que mostra a importância da data é o fato de que cerca de 11,2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são coletados anualmente em todo o planeta. O alto número impacta diretamente na emissão de gases de efeito estufa – trazendo prejuízos tanto para os ambientes urbanos quando para o meio ambiente. Além disso, o número ainda estima que cerca de 37 milhões de toneladas de resíduos plásticos entrem anualmente no oceano até 2040. Mais do que ambientalmente, o agravamento do descarte de resíduos indevido traz impactos negativos para a economia e saúde humana.

“As iniciativas de resíduo zero podem promover uma boa gestão de resíduos e minimizar e prevenir o desperdício. Isto contribui para reduzir a poluição, mitigar a crise climática, conservar a biodiversidade, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde humana” – United Nation Environment Programme.

O que são estes resíduos?

Eles vêm de todo o lugar – mesmo! Além dos tão comentados plásticos, os resíduos sólidos podem ser descarte da mineração e da construção civil e até mesmo alimentos e eletrônicos. Mais do que reduzir a geração deles, o Dia Internacional do Resíduo Zero traz uma reflexão sobre a gestão e administração destes materiais, que, se feita de maneira correta, pode contribuir em desafios relacionados ao saneamento, crise climática, poluição e desgaste da natureza, impactando diretamente no bem-estar e prosperidade da população.

Como FELĪCIA PRETTO contribui para o Dia Internacional do Resíduo Zero?

1. Desenvolvemos produtos eternos, que não são descartados após algumas usadas;
2. Ambientalmente temos o compromisso de trabalhar com fornecedores que concebem, cada vez mais, produtos eficientes e práticas ligadas à sustentabilidade como um todo;
3. O setor do couro no Brasil é pautado pela gestão responsável, otimização industrial, aprimoramento das condições de trabalho e redução de impactos ambientais;
4. Parte dos empregados no setor do couro dedica-se exclusivamente a ações para reciclagem de águas, descarte adequado de resíduos e melhora de processos, o que tem gerado resultados ambientais significativos nas últimas décadas;
5. Buscamos reduzir ao máximo os nossos resíduos na nossa própria cadeia produtiva, a exemplo da nossa coleção Encaixes.

E você, como apoia esta iniciativa?

VEJA TAMBÉM

Whatsapp