Couro de boi ou couro de cabra? Entenda as diferenças

Moda
<strong><u>Couro de boi ou couro de cabra? Entenda as diferenças</u></strong>

Seja qual for o seu estilo, peças em couro são excelentes para garantir um visual original e sofisticado. Atemporal, esse material é um excelente investimento, já que oferece longa durabilidade e pode ser coordenado com inúmeros tecidos e acessórios. No mercado, existem diversos tipos de couro, sendo o couro de boi e o de cabra os que mais se destacam.

Quer saber mais sobre eles para garantir a escolha certa e um olhar impecável?

As diferenças entre os couros de boi e cabra

Com textura rica em fibras de colágeno, o couro passa por diversos estágios até se tornar macio e flexível. Sapatos, roupas e acessórios são alguns dos produtos do vestuário produzidos com essa matéria-prima.

Essa indústria é bem diversificada. Além do tradicional couro de boi, há outras versões comercializadas no mercado, como o de cabra. Saiba mais sobre essas duas opções e faça a melhor escolha na hora de comprar a sua próxima peça!

O couro de boi

É uma das opções mais populares que existe. Basicamente, o couro de origem bovina é o insumo principal utilizado no desenvolvimento do nobuck e da camurça.

Nessas situações, a pele bovina é dividida em duas partes: a flor e a raspa. Ambas servem para obter um couro maleável, que pode ser aproveitado na confecção de calçados, roupas, acessórios e estofamentos.

Características:

  • É muito resistente à água e à sujeira;
  • É considerado um dos mais pesados que existem;
    • Tem aspecto granulado;
      • O brilho também se destaca, especialmente quando bem cuidado.

      O couro de cabra

      A camurça legítima é feita com pele de cabra. Normalmente, as roupas produzidas com esse material são leves e macias. O couro caprino é conhecido por sua resistência, sendo usado na confecção de bolsas e sapatos.

      Em alguns casos, pode receber um acabamento especial e se tornar pelica (textura lisa), ideal para itens de vestuário. Também existe a possibilidade de usá-lo na encadernação de livros e cadernos artesanais.

      Características:

      • É mais durável, macio e flexível. O seu valor no mercado também é maior;  
      • Por ser leve, se desgasta menos com o tempo;  
      • É bem resistente à água;  
      • Permite que a pele respire, o que o torna confortável. 

      Ainda existe o couro carneiro, também conhecido como mestiço. Muito parecido com a pelica (o couro de cabra) é o mais usado na FP.

      A durabilidade do couro 

      Independentemente do animal, o couro legítimo passa por várias etapas de preparação e curtimento. Assim, o material ganha alta resistência e proteção para o uso comercial. 

      Isso permite que ele não manche ou desgaste, continuando bonito mesmo após longos períodos. Quando bem cuidados, itens em couro oferecem durabilidade de mais de 100 anos.

      Como cuidar do seu item de couro

      Tanto o couro de boi quanto o de cabra devem ser limpos e armazenados da mesma maneira. Vamos conferir um passo a passo e saber como realizar o processo?  

      • Usar sabão neutro e água. O ideal é não esfregar a superfície ou encharcá-la;
      • Durante o processo, dê algumas batidinhas no couro já seco, com a ajuda de uma toalha;
      • Também é possível aplicar um hidratante de pele normal,como o óleo de amêndoas;
      • Deixar o couro secar completamente na sombra. Evite guardar o produto em áreas úmidas. Caso contrário, você sofrerá com o bolor;

      VEJA TAMBÉM

      Whatsapp