O isolamento social e a transformação digital em nossas vidas

Comportamento
O isolamento social e a transformação digital em nossas vidas

Você sabia que a transformação digital vem avançando a passos largos desde o início dos anos 2000?

A internet, que até então estava presente apenas em universidades, passou a fazer parte do dia a dia de muita gente. Em um piscar de olhos, uma boa parcela da população ficou muito mais conectada. Isso significa que pessoas de várias localidades, classes e idades estão extremamente ativas no universo online. E mais: esse movimento se intensificou com a pandemia do novo coronavírus.

Uma vez em isolamento social, os indivíduos encontraram na tecnologia uma forma de continuar se relacionando com o mundo exterior — seja para realizar compras, aprender algo novo, conversar com amigos distantes ou se atualizar sobre os últimos acontecimentos. Pessoas de seu círculo social, por exemplo, têm aprimorado as suas habilidades digitais nesse mesmo período.

Assim, diversas ferramentas foram criadas ou melhoradas. E na prática? Como será que essa mudança pode ser observada? Hoje, queremos te convidar a entender melhor o momento e saber quais são as previsões daqui para frente. Continue a leitura para ficar por dentro!

Saúde

É inegável que o surgimento da Covid-19 causou transformações em vários aspectos das nossas vidas. Desde o começo de 2020, o mundo precisou encarar uma realidade completamente diferente, em que o distanciamento social, o uso de máscaras de proteção e os cuidados redobrados com a higiene são os protagonistas.

Ao passar mais tempo em casa, boa parte das pessoas também começou a se preocupar com questões que envolvem a saúde física e mental.

Assim, esses indivíduos deram início a uma rotina pautada por uma alimentação mais saudável, atividades físicas realizadas mesmo no ambiente residencial e, até mesmo, práticas de mindfulness — próprias para esvaziar a mente, minimizar a ansiedade e aumentar o foco nas tarefas.

Consumo

Pare e pense: é provável que, desde o ano passado, você tenha consumido muito mais conteúdo online do que anteriormente. Ou então, realizado compras em lojas virtuais que, até então, mal conhecia. Isso tudo ocorreu devido ao cenário em que estamos vivendo.

Uma questão interessante é que muitos indivíduos driblaram o receio de comprar online. Ao fazerem compras pela internet, essas pessoas perceberam a praticidade em adquirir produtos e recebê-los com segurança, sem precisar sair de casa.

Destacamos que o valor praticado nos e-commerces é bem mais atrativo do que aquele encontrado nas lojas físicas, sendo um diferencial para quem deseja economizar e aproveitar promoções exclusivas.

Lazer

Durante muito tempo, os momentos de diversão estiveram relacionados com as aglomerações. Shows, passeios em parques lotados, viagens e até aquelas tradicionais “idas ao barzinho” são atividades que ilustram bem esse cenário.

Entretanto, a pandemia – e a transformação digital – veio para transformar os nossos hábitos. Com a necessidade do distanciamento social, muitos precisaram adaptar as suas rotinas e, inclusive, encontrar novos hobbies para o dia a dia.

Felizmente, a tecnologia pode ajudar — e muito! — nesse processo. Dependendo dos equipamentos disponíveis na residência, é possível viver experiências únicas. Por exemplo: utilizando a tecnologia 3D e a realidade virtual, conseguimos conhecer outros lugares descartando a necessidade de sair de casa. Já imaginou visitar o Museu do Louvre? Ou caminhar pelas ruas de Roma sem precisar levantar do sofá? Isso tudo já é possível.

Em paralelo, destacamos mais algumas ferramentas constantes em nossa rotina. As plataformas de streaming estão no topo da lista. Sem a possibilidade de frequentar as salas de cinema, opções como Netflix, Globoplay, Prime Video, HBO Max e até o Disney+ se tornaram os grandes aliados de quem preza pelo entretenimento e não deseja cair no tédio.

Trabalho

Podemos dizer que o mercado de trabalho foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Entre as grandes mudanças causadas pela Covid-19, vale destacar a expansão do home office em muitas empresas.

Desde 2020, o trabalho remoto foi encarado como a principal saída para que as organizações continuassem realizando as suas atividades — ou, pelo menos, entre os profissionais que conseguem cumprir tarefas sem estar presente fisicamente no ambiente corporativo.

Com esse novo cenário, várias corporações também aderiram de vez ao home office, descartando o uso de um escritório físico e adaptando toda a equipe para as soluções digitais. Daqui para frente, será cada vez mais comum encontrar equipes remotas que, mesmo à distância, continuam fazendo reuniões, participando de confraternizações e demais encontros 100% online.

Estudos

A pandemia da Covid-19 forçou inúmeras instituições de ensino a abraçarem de vez a transformação digital. Se, antes, as aulas ocorriam apenas nas salas físicas, agora, professores e alunos estão aproveitando ao máximo as ferramentas tecnológicas disponíveis. Com elas, é possível desenvolver e compartilhar conteúdos educativos, além de garantir ricas experiências de aprendizado.

E mais um detalhe interessante: graças ao isolamento social, aumentou também a demanda por cursos online. Em alguns casos, como o de plataformas como a Hotmart, esse crescimento atingiu a marca de três dígitos, em comparação com o mesmo período de 2019.

Em resumo, as pessoas estão aproveitando o tempo livre em casa para se reconectar com os estudos ou, simplesmente, obter uma melhor qualificação profissional. Dentre os temas de maior procura, podemos destacar finanças, negócios, carreiras, relacionamentos e até o autoconhecimento.

Viu só? Como conseguimos notar ao longo dessa leitura, a transformação digital está a todo vapor durante o isolamento social. E, ao que tudo indica, esse cenário continuará firme e forte por um longo tempo. Por isso, se você deseja continuar se atualizando sobre o assunto, é sempre bom se manter por dentro das últimas tendências tecnológicas.

VEJA TAMBÉM

Whatsapp